terça-feira, 5 de julho de 2016

o poema final




quatro, ponto, zero
e já desisti
até de não desistir
de tudo q'uinda
espero

não, meu caro espelho
a vida não começa aqui
como pregam os otimísticos
e, sim, como cantam as dores
às falhas do sistema límbico

aqui, o céu encontra seu desfazer
na certeza de uma absoluta
incompatibilidade com o mundo
: não sei mais viver
e esta é a luta

vejo meu filhinho
que agora já é um filhão
vejo que não o levo mais pela mão
e um abismo profundo
encerra meu caminho

um pai, o único ser
que realmente fui
pois não me via mais sozinho
ao, finalmente, me ver
em outro alguém, em outra vida

e descobri, que tal visão
de como eu poderia ter sido
poderia até mudar o que teria vivido
no entanto, eu, ainda eu, sempre seria
noites afora, buscando alguma luz do dia

ou aos abraços com a misantropia
à percussão do meu peito
orgulhoso e adolescêntrico
com saudades de sonhos que não sonhei
aos pés de pesadelos que cultivei

todavia, pelas raízes deles, preso
um pensamento surgiu, ileso
tomou a forma de um verso
depois de um não! e logo vi
eu, mesmo, e a perdida razão

vitimada pelo ilusionismo
pelos ismos das letras
e, realidade traduzida
decidi, que a tal coisa que tenho com a poesia
precisa ser, agora, rompida

quatro, ponto, zero
e abro os olhos
: enfim, estou com a palavra
e ela é apenas minha
assim como todo o horizonte nesta última linha



Um comentário:

  1. Amei esse POEMA FINAL que acabei de ler.
    Ia só passar para agradecer sua visita e comentário em SEM TEMPO.
    Mas sou curiosa e fui lendo, presa dessas suas palavras tão profundas para um jovem de apenas quatro, ponto zero.
    Sabe Lucas, mergulhei nesse seu poema, com sessenta e seis e emergi com quatro, ponto zero.
    Sabe por que?
    Foi com quatro, ponto zero que, num almoço, gritei bem alto a Minha Independência.
    Parabéns.
    Gratidão.
    Abraço.

    ResponderExcluir