sexta-feira, 21 de agosto de 2009

praça rui barbosa

 


desde sempre
aquela praça
sem graça

nadalém me era
que o ponto final
de meus inícios
& afins

a sagrada caminhada
de todo dia
de toda noite

quase quase um fardo.

até que
- e só poderia ter sido
com ela ao meu lado -
avistei
um coração de pedras
na calçada
cravado

e em toda aquela extensão
daquela calçada
era só o coração
e mais nada

é um coração solitário, eu disse,
e fui emendando
tudo tem uma explicação,
e ela completou comigo
por mais imbecil que seja

naquele segundo
aconteceu de tudo
satori, samadhi, nirvana
certeza

então flutuamos
até a outra praça

ela entrou no ônibus
eu fiquei, noite adentro,
às calçadas
cravado
.

apesar
de solitário
e de pedras
aquele coração
não me engana

: achar que tudo
é por acaso
é coisa de quem não

ama







sexta-feira, 12 de junho de 2009

da saudade pessoana

 


está geando
lá fora

e eu me lembro
do que é um abraço
no meio da madrugada

está um silêncio
lá fora

e eu me lembro
dela chorando de rir da piada
- seu palhaço!

está tudo tão nada
lá fora

e eu me lembro
dos futuros
de outrora

está tudo
mesmo
lá fora

levanto derrubando a cadeira quase também o café e erro de chave ôrra a porta emperrou uma pedra ai caramba tô descalço uma nuvem estrelas um gato um jato um grilo o branco cobrindo a grama a tristeza de quem ama amanhece o frio
enfim
o fim

então, eu me lembro
que é só dessas coisas
que eu entendo





quarta-feira, 3 de junho de 2009

dois




- se você se perder,
aí dentro,
não me procure
no vento,
lá fora.


(foi tanto adeus
que ela me deu
que tive mesmo
que ir
embora)




segunda-feira, 9 de março de 2009

assinale a alternativa correta:




Quando você elabora
e começa a decorar
tudo o que vai dizer
para alguém
(e não está em uma peça,
ou em um filme, é claro)
significa que...

I - vai falar com a chefe
pedir uma folga
ou um aumento
de salário

II - reconheceu
a péssima memória
ou que é
um completo tapado

III - lamento,
meu velho:
tu tá é perdidamente
apaixonado








domingo, 8 de março de 2009

penumbra

 


aquele tempo
de vagar pelos becos
ouvindo & contando
historietas, medulas
& bravatas

sobrou a saudade
de nobres amizades
à metade de um pão francês
dividida com dois
ou três

&, por mais que o álcool
fosse quase puro
às luas ingratas

&, por mais que alguns
se agulhassem tanto
até as almas
se esconderem do pranto

ainda havia esperança
de encontrar
o tal futuro
 
(muda,
a vida muda)

&, se não nascesse meu filho
acho que, agora, até juro
que eu já estaria numa vala
ou numa cela

(que eu não me iluda
: ainda estou
à espera Dela)



sábado, 7 de março de 2009

espero




que a vida
não se atreva
a manter apenas
a solidão
ao meu lado

(preciso de alguém
que me descreva

que me leve
no coração
na ferida

& no pecado)


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

marca




a amo  
ou seja
não posso dizer besteira

por isso
sempre penso duas vezes
antes de pensar
na terceira



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

disadventures of moonboy & sungirl

 


agora agora
há uma novíssima novidade
fungando no teu cangote:

(hahaha,
já passou,
foi um trote!)

você e essa mania
de olhar só pra gente...
e que lugar mais comum
esse de tanto querer
ser diferente...

olha,
no duro,
sem ironia,
aceite o presente
do presente

pois
só no futuro
dos futuros

é que então viveremos
como se vivia

antigamente



segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

a menina que ouvia bauhaus





eu pensava
que ela poderia mesmo ter feito
aquele curso técnico
de técnico em técnicas
de tecnologias
tecnológicas
ou algo assim

mas o pai
não quis financiar
e ela optou
pela deseducação química

e foi um fim

viveu em becos
ruelas e ruínas
zumbificada
apedrejada

até ser esfaqueada
numa briga por um trapo
molhado com solvente

a mãe a buscou
a tratou por seis meses
e disse que até a faria
virar gente
 
o pai
que se dizia crente
não quis estender a mão
acabou atropelado
não se sabe se pela cachaça
ou se pelo caminhão

ela teve uma recaída
e o espírito foi mergulhado
em um oceano de desgraças

e lá quase morreu mais duas vezes
até entender o que era a vida

grávida
não se sentia mais sozinha
voltou para casa
chorou trancada
por duas semanas
depois foi morar no mato
com a avó e uma tia

hoje,
caindo a noite, eu
vi a guria
estava tão mãe
 
tão mudada
que comentei que parecia
que ela havia mesmo renascido

não, não renasci
só não tinha ainda vivido

e se foi, shopping adentro
de mão dadas com o menininho

ela nem queria
ter feito aquele cursinho
só precisava mesmo
era se encontrar
e se reencontrar
em algum
caminho






quinta-feira, 23 de outubro de 2008

2036, uma odisséia, um abraço!

 


se eu conseguir envelhecer
quero sentar no banco da praça
: bengala
sapatos lustrados
jornal do dia

ver os casais aos prasempres
a criançada no queromais
não a pombarada de hoje
mas muitos, muitos
sabiás

quero lembrar
como era bom
lembrar
do que era bom

quero sonhar ao sol nascer
a vida é boa, quem sabe,
poder dizer

quero uns netos
pra deixá-los bem espertos
estar perto dos filhos
vê-los caminhar

o que eu não quis
quero querer

mas eu já sei
(e como eu sei)
que sem você

não dá